sábado, 14 de abril de 2012

Estudante da UFPR Litoral terá projeto financiado pela Conservation International

Por Maria de Lurdes Welter Pereira
Imprimir esta notícia

A estudante

Diana Nascimento, do curso de Gestão Ambiental, foi selecionada para uma bolsa de estudos para líderes de comunidades indígenas e Tradicionais entre 140 candidatos de 24 países, na área de Diversidade Biológica. A bolsa é parte do financiamento do projeto Restauração/Recuperação Etnoambiental em Terras Indígenas, desenvolvido por Diana e mediado pela professora Ana Elisa de Castro Freitas. As atividades, que terão a duração de um ano, serão realizadas na Terra indígena Nonoai, no Rio Grande do Sul (RS). E de 1° a 05 de abril Diana irá a Washington, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Conservation International (CI) e os líderes dos outros três projetos contemplados, além de participar de oficinas oferecidas pela instituição.

Diana, que é da etnia caingangue do Norte do Rio Grande do Sul, ingressou na UFPR Litoral em 2009, pelo vestibular indígena. Integra o Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (Laid) e ainda é bolsista do grupo Conexão de Saberes (PET-Litoral indígena). “Tenho a convicção de que a bolsa agregará novos valores à minha vida pessoal e principalmente profissional, estes entrelaçados aos conhecimentos e experiências adquiridos na graduação. Pretendo amadurecer minha capacidade de elaboração e desenvolvimento de projetos que ajudem na revitalização da cultura caingangue. Principalmente porque a abordagem socioambiental, aplicada à gestão de terras indígenas é uma estratégia que se torna cada vez mais uma forma não só de manter viva a cultura, mas principalmente manter vivo o modo de vida e relação com o meio ambiente”, explica Diana.

A Conservation International é uma organização não-governamental (ONG), que tem como missão “conservar a herança viva natural da Terra, nossa biodiversidade global, e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza”. A bolsa ofertada pelo programa que Diana foi contemplada tem o intuito de criar oportunidades para líderes e acadêmicos das comunidades e organizações de povos indígenas e tradicionais para explorar soluções para os impactos da mudança climática e as ameaças aos ecossistemas e biodiversidade que estão afetando suas terras, comunidades e meios de vida.

por Raquel dos Santos, sob supervisão de Aline Gonçalves

* Matéria:

http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/estudante-da-ufpr-litoral-tera-projeto-financiado-pela-conservation-internacional/


0 comentários:

Postar um comentário